Ingredientes:
• 1 xícara de mel
• ¾ de copo de óleo
• 2 ovos
• 1 xícara de água
• 2 xícaras de farinha de trigo integral
• 1 xícara de aveia fina
• 1 colher de canela em pó
• 4 bananas nanicas
• 1 colher (sopa) de fermento Royal
Modo de preparo:
Bater o mel com o óleo e as gemas. Colocar as bananas amassadas. Acrescentar a farinha e a aveia, alternando com água. Juntar o fermento, a canela e por último as claras batidas em neve. Colocar em uma assadeira de pudim untada com óleo e farinha e assar em forno médio por 30 minutos.
Funcionalidade:
Um Bolo muito nutritivo que pode ser feito para ser consumido no lanche. Esta receita é utilizada Farinha de Trigo INTEGRAL em substituição da tradicional.
A farinha de trigo integral é rica em vitaminas do complexo B, vitaminas E, gordura, proteína e contem mais traços minerais e fibras, mais do que a farinha branca. A farinha integral tem algumas vantagens para a alimentação humana, pois durante os processos de fabricação da farinha branca, certos nutrientes do trigo, como as fibras, alguma quantidade de proteínas e vitaminas são perdidos.
O açúcar foi substítuido pelo MEL de abelha, o Mel é um ótimo alimento energético, porque contém açúcares simples, facilmente assimilados pelo organismo. Além disso, contém alguns minerais (sódio, potássio e cálcio), e pequenas quantidades de vitaminas. De todos os substitutos do açúcar, o mel é o mais puro e natural.
A aveia pertence à mesma família do trigo e é muito mais rica em substâncias nutritivas. Isto acontece porque durante o beneficiamento, a aveia não perde as vitaminas e os sais minerais.
Já a banana é uma fruta rica em potássio que contribui para a função muscular ocorrer de forma adequada. Geralmente, pessoas que apresentam hipertensão consomem medicamentos diuréticos, consequentemente, têm uma perda maior do que o normal deste mineral. Desta forma, recomenda-se a ingestão de duas a três unidades da fruta para repor as perdas provenientes do medicamento. Atletas, principalmente, consomem a banana para garantir melhores desempenhos musculares. Além do potássio, os atletas consomem a banana por conter uma boa quantidade de carboidratos de fácil digestão, podendo recuperar as reservas energéticas durante o exercício. Este fato foi comprovado por Mitchell, et al, utilizando 10 indivíduos treinados, que após o exercício físico consumiram quantidades pré-estabelecidas de bananas e recuperaram suas reservas. Entretanto, sabemos que uma das razões principais da cãimbra é também a perda de sódio através do suor, portanto recomenda-se o uso de isotônicos ou sal + água quando a realização de exercícios físicos é feita em locais quentes. A utilização de banana durante atividade física promove o aumento dos níveis de glicose sangüínea, sendo uma forma alternativa de oferecer energia para o atleta. A banana também é fonte de vitamina B6, cuja principal função é garantir um bom funcionamento do sistema nervoso e imunológico, bem como a produção das células vermelhas do sangue.
Fonte: RG nutri
ADQUIRAM O HÁBITO DE FAZER RECEITAS SAUDÁVEIS... O SEU ORGANISMO AGRADECE!!!
Aniele Albuquerque
Nutricionista CRN: 8991/P

Nenhum comentário:
Postar um comentário